Mês da Mulher e Saúde

 

De acordo com pesquisas do Ministério da Saúde, em conjunto com o IBGE, a porcentagem de mulheres que se preocupam com a saúde é disparadamente maior que homens. Isso se dá por elas se preocuparem mais cedo com alterações hormonais, o que desperta essa atenção à saúde.

 

Alguns cuidados devem ser tomados para desfrutar de uma vida de qualidade: alimentação balanceada, prática de exercícios, dormir bem, beber água, cultivar boas relações e bons hábitos. Ainda assim, seguindo esses comportamentos, se faz necessário cuidar da saúde com um profissional.

 

Sabendo da importância do mês da mulher, o AmorSaúde se preocupa em alertar quais consultas médicas e exames devem ser incorporadas à rotina delas:

 

Ginecologia

 

Surgindo na adolescência, normalmente por intermédio da mãe ou da figura  de referência da menina, a saúde íntima é geralmente a primeira preocupação da mulher. É nesse período que o corpo feminino se desenvolve, necessitando de uma atenção maior. As consultas ao ginecologista devem ser frequentes pelo menos uma vez ao ano desde a primeira menstruação e até a terceira idade. Alguns exames que podem ser feitos para avaliação da saúde íntima são: Papanicolau/Preventivo, Ultrassonografia transvaginal, Mamografia, Sorologias.

 

 

Clínico Geral

 

Visando verificar a saúde de uma forma mais ampla, o ideal é se consultar com um clínico geral e em casos de alterações, o mesmo encaminhará para um especialista. Os exame de sangue, fezes e urina são essenciais para investigar sintomas e encontrar sinais de alterações na saúde.

 

 

 

Cardiologia

 

Após a menopausa, o índice de problemas cardiovasculares aumentam entre as mulheres. Por isso, se faz necessário se consultar com um cardiologista desde cedo, visando a prevenção. Esse índice pode aumentar em casos da paciente ser fumante, histórico familiar, diabetes, sedentarismo e obesidade.

 

 

 

Nutrição

 

Atualmente a jornada contemporânea da mulher consiste em trabalhar fora, cuidar da família e por último, mas não menos importante: cuidar de si. Para bater essas metas diárias com sucesso, é necessário estar bem nutrida. Além disso, a nutrição voltada para a mulher visa cuidar especialmente da saúde óssea e das dificuldades da menopausa entre outros desconfortos ou doenças que possam surgir.

 

 

Endocrinologia

 

Para o corpo estar em pleno funcionamento é essencial que as glândulas endócrinas estejam equilibradas, regulando e controlando as funções do corpo.

Amenorréias, problemas na tireóide, dificuldades de engravidar; cistos nos ovários, menopausa, entre outros problemas mais comuns às mulheres, são tratados pelo endocrinologista verificando a necessidade de indicação de terapia hormonal como tratamento.

 

 

Apesar de março ser o mês dedicado à mulher, o AmorSaúde ressalta a importância do cuidado com a saúde, tanto entre mulheres quanto entre homens, realizando check ups anuais e consultas preventivas a fim de aumentar a qualidade de vida e proporcionar longevidade.